Oferta dos portes em compras superiores a 20€
O que é uma Shisha/Narguilé
Shishas/Narguilé

Shishas/Narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), ou goza (nos países do norte da África), narguilê, narguila, nakla, maguila, arguile, naguilé etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o facto de o fumo passar pela água antes de chegar ao fumador.

Narguilé-Tabaco

A Shisha/Narguilé tem origem no Oriente. Uma das versões é a de que a Shisha teria sido inventada na Índia do século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas do fumo. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 1940. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa. Existem evidências históricas de shishas/narguilés na Pérsia e na Mesopotâmia. As peças mais primitivas eram feitas com madeira e um coco que fazia o lugar do corpo (o nome tem origem no persa nārgila, que significa "coco"). Com o desenvolvimento das civilizações e as expansões territoriais (principalmente dos países europeus), a shisha/narguilé, já similar à que conhecemos hoje (com base de cerâmica ou porcelana e corpo de metal), começou a ser divulgada, e trazida junto com especiarias como cravo e canela.

As cruzadas também auxiliaram a espalhar a shisha/narguilé pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes as traziam para seus países. No Brasil, a shisha/narguilé foi trazida por alguns imigrantes europeus, e divulgada pelas colónias turca, libanesa e judaica.

Narguilé-Tabaco

A Shisha/Narguilé é formado pelas seguintes peças:

  • Base (jarro ou vaso): peça central da Shisha/Narguilé; assemelha-se a um vaso. É onde se coloca a água (ou, embora não seja tradicional, com outros líquidos, como arak, sumos ou essências naturais). Geralmente é feita de vidro, metal ou cerâmica; algumas são ornamentadas com desenhos.
  • Corpo: peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, que conduz a fumaça.
  • Fornilho (rosh, cabeça ou cerâmica): peça de barro ou cerâmica onde se coloca o tabaco e, por cima deste, o carvão em brasa.
  • Abafador (laminito): Artefacto em metal, geralmente alto para proteger a brasa do vento, evitando o consumo rápido do carvão.
  • Mangueira (condutor): é por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira, e a outra encaixa-se na parte superior do corpo da Shisha/Narguilé (acima da água). Pode haver mais de uma mangueira para que várias pessoas fumem juntas (porém estas com válvulas especiais, ou os utilizadores não poderão "puxar" a fumaça simultaneamente). Em Shishas/Narguilés usadas em locais públicos, como bares, usa-se frequentemente uma peça plástica removível (boquilha) na ponta da piteira, que pode ser lavada ou descartada a cada uso, ao contrário da mangueira em si, que não deve nunca ser lavada, pois pode oxidar, criando assim partículas de fuligem, que atrapalham a aspiração da fumaça.

Envio rápido
Conte com os seus artigos em até 48H para Portugal Continental.
Pague em segurança
Pague com multibanco, cartão de crédito ,transferência bancária e á cobrança.
Portes grátis
Oferecemos a entrega em encomendas de valor superior a 20 €.
Cobertura nacional
Entregamos em todo o continente e ilhas.